Exxtend Biotecnologia
19/7/2024

A genética por trás das cores dos gatos

2 minutos
Link para o Linkedin da Exxtend
Link para o Facebook da Exxtend

Os gatos são conhecidos não apenas por sua graça e independência, mas também por sua incrível diversidade de cores e padrões de pelagem. Por trás dessa variedade estética está uma complexa interação de genes e cromossomos que determinam cada cor.

Genes e Cromossomos: a base da Genética Felina

Os genes são segmentos de informação genética presentes nos cromossomos, estruturas localizadas no núcleo das células. Cada gato herda um conjunto de genes de seus pais, que determinam características como cor da pelagem, padrões e outras características físicas.

Os cromossomos sexuais têm um papel crucial na determinação das cores dos gatos. Fêmeas têm dois cromossomos X (XX), enquanto os machos têm um cromossomo X e um Y (XY). Genes ligados ao cromossomo X podem influenciar a expressão de cores específicas.

Principais Genes relacionados à pelagem dos gatos

Antes de aprofundarmos sobre como cada cor é formada, vamos fazer um breve sumário sobre cada gene:

Gene B: Determina a cor preta e é um gene dominante.

Gene b: Variante recessiva do gene B que resulta em outras cores quando combinado com outros alelos recessivos.

Gene D: Intensifica a cor, resultando em cores sólidas.

Gene d: Dilui a cor, resultando em tons mais suaves como azul (diluição do preto) ou creme (diluição do vermelho).

Gene O: Determina a cor laranja e está localizado no cromossomo X.

Gene A (Agouti): Responsável pelas listras na pelagem.

Gene T (Tabby): Interage com o gene A para determinar o padrão tabby, que pode ser listrado, manchado ou marmorizado.

Gene S: Determina a presença de manchas brancas.

Figura 1: Tabela de Genes Felinos

Como cada gato recebe a sua cor

Cor Sólida (Preto, Branco, Cinza)

A cor sólida em gatos, como preto, branco ou cinza, é geralmente determinada por genes de cores dominantes e recessivos. Por exemplo, o gene B determina a cor preta (dominante), enquanto o gene b resulta em outras cores quando presente em combinação com outros alelos recessivos.

Figura 2: Gato de pelagem preto

Padrões Tabby (Listrado)

O padrão tabby é influenciado por genes que controlam a distribuição do pigmento na pelagem. O gene T é responsável pelo padrão tabby que, como falado anteriormente, pode se manifestar de diferentes maneiras, como listras, manchas ou marmorização. 

Então, se o gato herdar o gene A, que é responsável por trazer as listras para a pelagem, o T e o t irão determinar o padrão dessas listras.

Figura 3: Gato de pelagem padrão Tabby

Cores Diluídas (Azul, Creme)

Cores diluídas são o resultado do gene recessivo d, que afina a intensidade do pigmento, resultando em tons mais suaves como azul (diluição do preto) ou creme (diluição do vermelho).

Figura 4: Gato de pelagem azul

Laranja

Os gatos laranjas, também conhecidos como gatos ruivos ou avermelhados, possuem uma coloração única determinada pelo gene O. 

Este gene está localizado no cromossomo X e sua expressão é mais comum em machos devido à sua herança ligada ao cromossomo X. 

Você pode estar se perguntando qual o sentido disso, tendo em mente que as fêmeas possuem dois cromossomos XX. Porém, é exatamente por esse motivo que é mais comum em machos. Para um macho ser laranja, basta herdar um cromossomo X com o gene laranja, já a fêmea precisa herdar dois cromossomos X com os genes laranjas, sendo bem menos provável.

Figura 5: Gato de pelagem laranja

Bicolor

Os padrões bicolor nos gatos são determinados pela combinação de genes para cores sólidas e a presença do gene S, que causa manchas brancas. 

Quando um gato herda o gene S, a cor da pelagem sólida é interrompida por áreas de branco, resultando em gatos com padrões como preto e branco, azul e branco, ou vermelho e branco. 

Esse padrão é encontrado tanto em machos quanto em fêmeas, pois o gene S não está ligado aos cromossomos sexuais.

Figura 6: Gato de pelagem preta e branca

Tricolor

O padrão tricolor é mais complexo e envolve a interação de genes ligados ao cromossomo X, além da presença do gene S. 

Para um gato ser tricolor, ele precisa ter dois cromossomos X. O gene O (Orange), ligado ao cromossomo X, e sua ausência (o) interagem para criar manchas de laranja e outras cores, como preto ou azul, junto com áreas de branco causadas pelo gene S. 

Esse padrão é mais comum em fêmeas devido à presença de dois cromossomos X. As fêmeas tricolores exibem manchas de preto, laranja e branco, criando uma aparência vibrante e variada. 

Para os machos serem tricolores, é necessário que eles nasçam com dois cromossomos X, ou seja, com uma mutação cromossômica XXY. Essa condição é extremamente rara e os machos tricolores resultantes são geralmente estéreis. 

Então, para um gato ser tricolor, ele precisa ter uma combinação OoS.

Figura 7: Gato de pelagem tricolor preta, branca e laranja

Gatos Siameses

Os gatos siameses são conhecidos por sua pelagem distinta e olhos azuis. Sua coloração é resultado de uma mutação no gene TYR, que é responsável pela produção da enzima tirosinase, responsável pela produção de melanina. 

Esta mutação causa uma forma de albinismo sensível à temperatura, onde as extremidades mais frias do corpo (orelhas, patas, cauda e face) produzem pigmento, resultando nas manchas escuras características dos siameses.

Figura 8: Gato de pelagem padrão siamês

Gatos Sphynx

Como bônus, precisamos falar um pouco sobre os famosos gatos peladinhos. 

Os gatos sphynx são famosos por sua aparência sem pelos. Esta característica é devido a uma mutação no gene HR (Hairless), um gene que codifica a proteína relacionada ao crescimento do cabelo. 

Embora esses gatos não tenham pelagem, eles ainda possuem uma camada fina de penugem, e a cor da pele pode variar, refletindo as mesmas variações de pigmento que ocorrem na pelagem dos gatos cobertos de pelo.

Figura 9: Gato Sphynx

Figura 10: Tabela de exemplos de combinações genéticas

A coloração dos gatos é um excelente exemplo de como a genética governa a diversidade na natureza. Compreender os princípios genéticos por trás das cores dos gatos não apenas aumenta nosso conhecimento sobre esses animais fascinantes, mas também nos ajuda a apreciar a complexidade e a beleza das características herdadas.

Referências

Vários autores. Abordagem Inicial Sobre Genética na Pelagem dos Gatos. Disponível em: https://britishvillage.com.br/abordagem-inicial-sobre-genetica-na-pelagem-dos-gatos/

Vários autores. A genética por trás da pelagem dos gatos. Disponível em: https://www.adoteumronrom.com.br/single-post/2016/02/16/a-gen%C3%A9tica-por-tr%C3%A1s-da-pelagem-dos-gatos#:~:text=Os%20alelo%20dominante%20T%20e,listras%20e%20manchas%20da%20pelagem.&text=O%20alelo%20dominante%20T%20produz,cinza%20(azul)%20ou%20creme.

RIPAMONTI, Regina. Saiba como é determinada a coloração dos gatos. Disponível em: https://netvetnews.com.br/post/Saiba-como-e-determinada-a-coloracao-dos-gatos,57

BRÔDA, Aline. A probabilidade de cores dos gatos (a exemplo os Persas, Exóticos e Himalaias). Disponível em: https://www.mitzi.com.br/artigos/cores_genetica_simplificada.html

MELO, Juliana. Sphynx: conheça 16 curiosidades sobre o gato sem pelo. Disponível em: https://www.patasdacasa.com.br/noticia/sphynx-conheca-16-curiosidades-sobre-o-gato-sem-pelo

ARRUDA, Gabriel. Tudo o que você precisa saber sobre as cores dos gatos. Disponível em: https://www.petlove.com.br/dicas/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-cores-gatos#:~:text=O%20gene%20albino%2C%20por%20sua,seja%20100%25%20branco%20ou%20siam%C3%AAs

Vários autores. Um guia completo sobre os gatos Sphynx. Disponível em: https://drbigodes.pt/gatos-sphynx/#:~:text=O%20gato%20Sphynx%20nasceu%20no,isso%20que%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20pelos.

ARRUDA, Gabriel. Quatro curiosidades sobre os gatos laranjas. Disponível em: https://www.petlove.com.br/dicas/quatro-curiosidades-sobre-os-gatos-amarelinhos#:~:text=Existem%20muitas%20felinas%20deste%20tipo,Xs%20e%20os%20machos%20XY.

Curiosidades

Mais conteúdos

Oligos

Por que não ressuspender seus oligos em água?

Exxtend Biotecnologia
27/6/2024
Curiosidades

Diversidade Genética do Milho: Explorando a riqueza genômica de um dos principais alimentos do mundo

Exxtend Biotecnologia
13/7/2023
Pesquisa

CAR-T Cell e a Remissão do Câncer

Exxtend Biotecnologia
2/6/2023